domingo, 25 de julho de 2010

A vidente

--------------------------------------------------------------------------------







uma vidente me revelou que a minha vida acabara
                                                       que terminou
mas só porque eu estava aqui
                                       agora
                                       onde eu piso
                                       onde estou
porque ela 
( a minha vida )
não vivia aqui comigo
porque rolava lá ..............................bem lá longe
e não por onde eu sempre sigo


porém
se não for aqui
em que lugar seria
se não é onde estou?





não adianta imaginar
as infinitas maneiras
de aqui não estar
mas a minha vida vivendo
a minha vida acontecendo
à parte
em algum outro lugar
em qualquer outro lugar
                            ou aqui           
                            ou ali
                                       lá                                
                             ou acolá
ou até na Conchinchina
talvez em além mar
ou no Turquistão
não sei





aí pelo  ar 
disse ela
vendo o meu futuro
abanado as mãos e dispersando dúvidas
espera
que um dia vai chegar até ......lá
no mesmo lugar
aonde você vai encontrar
o seu destino
nem que você não queira esse tal destino


                         desenho - Bola de Cristal -  Escher


essa é a pergunta 
como chegar onde não sei que se está?
e se isso é verdade
além de me fritar os ossos
me deixa cego
surdo
e mudo
e catatônico
porque me fez aparvalhado
e não sou idiota
porque devo ter errado em algum  lugar
                                                    no presente
                                                    ou no passado
                                                    ou até ontem
                                                    ou agora

e posso deixar de estar na minha vida
por ter pego o caminho trocado
ou ter esquecido
ou passado do ponto, distraído
e acabei num mundo do equívoco
onde nada é pra mim
e está tudo errado!

                                                                   foto de McCartney



o que mudou minha vida inteira?
como iria eu
não querer viver
a minha própria vida
se dela dependo
para poder viver......... a vida certa?
e que agora está perdida
não sei onde!
em algum lugar .........na minha esteira
posso estar vivendo a vida de alguém que nem conheço

ou a sua que lhe quero bem
ou a do porteiro quando faz a faxina
ou a do motorista daquele fiat sujo e arranhado
ou  a de um bandido que agora esteja preso sendo interrogado
ou a de um mestre cuca a lhe servir um prato fino
ou um milionário infeliz, velho, desbocado e feio
ou o garanhão que se faz parecer tímido, depois avançado
ou a de um astronauta devastado
por sua insignificância no espaço
ou aquela mulher de bíquini
ou até mesmo ser aquela mosquinha ali andando na poltrona
ou uma bactéria que caiu dela escoando pelo ralo


                                                        pintura de Mark Innerst



mas como posso viver a minha vida?
ou como encontrar a que ainda é minha
se ela me estiver esperando até agora
por falta do seu herói atrapalhado?





chego à uma conclusão
dessa situação surrealista
e solucionarei como posso
da seguinte e sensata  maneira:
 porque me preocupar de antemão
com o que não chegou à vista?
se há alguma verdade
ou não
virão com elas os meios
pra que ela exista





vida certa e errada
não existe
por mera antecipação

o que vier
            será luta
para que a conquiste
                            e realizá-la
como a descoberta de um estranho e selvagem país

                                                                        foto de Henry Cartier Bresson



ou a invenção mirabolante do aeroplano
que depois virou avião
que depois virou foguete
que depois virou satélite
que foi abduzido por um disco voador
numa canção baiana
que fez muito sucesso

cada um
tem diante de si
à si próprio
               em cada momento
               em cada segundo
               em cada gesto
               em cada ação
torturante ou não
inebriante ou não
inteligente ou não
correta ou não
egoísta ou não
a exclusiva responsabilidade
por aquilo que escolhe
ou que se deixa escolher
          se sai do emprego onde te tratam feito coisa
          e lhe pagam mal
          se enforca o feriado
          ou quem não lhe paga o aluguel por malandragem
          se sorri quando não obtém um elogio verdadeiro
          ou desmascara a falsidade 
          se pega um ônibus lotado ou um táxi caro e amarelo
          se sai do armário e assume a dignidade do que é
          ou se continua um covarde
          se vai ao supermercado ou rola na cama mais um pouco

todo mundo tem que ser aquilo que é
doa o que doer
ou não

sei que há momentos
em que é impossível alternativas
e
à essas
só há uma decisão
lúcida e imaginativa
           que não há decisões
           apenas saber
           como tirar uma lição
           ou descobrir um viés positivo
           depois subir ao palco
           para revelar seu personagem
           desvendar a trama
           e entregar o vilão

mostrar em tudo a poesia
e quando a cortina desce
que se espere
aplausos

e por nossa parte
a compreensão
e a moral da história
                   se tiver
                   e que talvez
                   só a nós mesmo
                   interesse

se uma vaca vai pro brejo
ou vai pro pasto verde
tem que se saber
de quem é o mérito
quem ou o quê
a fez chegar lá
o pastor deve ser
o culpado ou o herói?
a estrada está errada
ou é atalho?
e o brejo pode ser
raso e cálido
e o pasto
a entrada do curral
prévio ao seu pronto retalho

quem pode garantir qualquer coisa?
quem pode prever com certeza o que vem?
quem pode dizer que essa vida que você vive
é a sua vida certa
a premeditada
a que está no seu programa?
ou se a verdadeira era estar numa caravana em Nínive?
ou amarrado no trilho de um trem?


afinal
vamos em frente
a viver todo esse delírio que
convenhamos
é muito além do que se pensa

talvez seja
para apenas se saber
aonde
entramos na contramão

ou
se isso
agora
não faz mais
nenhuma diferença
que tudo é besteira
e que a vidente devia é vender mesmo
abacaxi
na feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário