segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uma visão de qualquer futuro






uma vidente me revelou que a minha vida acabara

terminou

mas só porque eu estava aqui

agora

onde eu piso

onde estou


porque

ela  ( a minha vida )

não vivia aqui comigo

porque rolava lá , bem lá longe

e não por onde eu

sempre sigo


porém

se não for aqui

em que lugar seria

se não é onde   estou?




não adianta imaginar

as infinitas maneiras

de aqui não estar

mas a minha vida vivendo

a minha vida acontecendo

                                      à parte

em algum outro lugar

em qualquer outro lugar


ou aqui           

ou ali

lá                                        ou acolá

ou até na Conchinchina

talvez em além mar

                             ou no Turquistão

não sei




aí pelo  ar 

disse ela

vendo o meu futuro

abanado as mãos e dispersando dúvidas


espera

que um dia vai chegar até ......lá

no mesmo lugar

aonde você vai encontrar

o seu destino

nem que você não queira esse tal destino

                                                       desenho - Bola de Cristal -  Escher


essa é a pergunta 

como chegar onde não sei que se está?

e se isso é verdade

além de me fritar os ossos

me deixa cego

surdo

e mudo

e catatônico

porque me fez aparvalhado

e não sou idiota

porque devo ter errado em algum  lugar

                                                    no presente

                                                    ou no passado

                                                    ou até ontem

                                                    ou agora

e posso deixar de estar na minha vida

por ter pego o caminho trocado

ou ter esquecido

ou passado do ponto distraído

e acabei num mundo do equívoco

onde nada é pra mim

e está tudo errado!


                                                                                        foto de McCartney


o que mudou minha vida inteira?

como

iria eu

não querer viver

a minha própria vida

se dela dependo

para poder viver......... a vida certa?


e que agora está perdida    

não sei onde!

em algum lugar .........na minha esteira

posso estar vivendo a vida de alguém que nem conheço

ou a sua que lhe quero bem

ou a do porteiro quando faz a faxina

ou a do motorista daquele fiat sujo e arranhado

ou  a de um bandido que agora esteja preso sendo interrogado

ou a de um mestre cuca a lhe servir um prato fino

ou um milionário infeliz, velho, desbocado e feio

ou o garanhão que se faz parecer tímido, depois avançado

ou a de um astronauta devastado

por sua insignificância no espaço

ou aquela mulher de bíquini

ou até mesmo ser aquela mosquinha ali andando na poltrona

ou uma bactéria que caiu dela escoando pelo ralo

                                                                                                                pintura de Mark Innerst

mas como posso viver a minha vida?

ou como encontrar a que ainda é minha

se ela me estiver esperando até agora

por falta do seu herói atrapalhado?




chego à uma conclusão

dessa situação surrealista

solucionarei como posso

da seguinte

e sensata  maneira:

              porque me preocupar

de antemão

com o que não chegou à vista?

se há alguma verdade

ou não

virão com elas os meios

pra que ela exista




vida certa e errada

não existe

por mera antecipação

o que vier

            será luta

para que a conquiste

                            e realizá-la

como a descoberta de um estranho e selvagem país

                                                                                                     foto de Henry Cartier Bresson


ou a invenção mirabolante do aeroplano

que depois virou avião

que depois virou foguete

que depois virou satélite

que foi abduzido por um disco voador

numa canção baiana

que fez muito sucesso


cada um

tem diante de si

à si próprio

               em cada momento

               em cada segundo

               em cada gesto

               em cada ação

torturante ou não

inebriante ou não

inteligente ou não

correta ou não

egoísta ou não

a exclusiva responsabilidade

por aquilo que escolhe

ou que se deixa escolher

se sai do emprego onde te tratam feito coisa

e lhe pagam mal

se enforca o feriado ou quem não lhe paga o aluguel

por malandragem

se sorri quando não obtém um elogio verdadeiro

ou desmascara a falsidade 

se pega um ônibus lotado ou um táxi caro e amarelo

se sai do armário e assume a dignidade do que é

ou se continua um covarde

se vai ao supermercado ou rola na cama mais um pouco

todo mundo tem que ser aquilo que é

doa o que doer

ou não


sei que há momentos

em que é impossível alternativas

e

à essas

só há uma decisão

lúcida e imaginativa


que não há decisões

apenas saber

como tirar uma lição

ou descobrir um viés positivo

depois subir ao palco

para revelar seu personagem

desvendar a trama

e entregar o vilão

mostrar em tudo a poesia

e quando a cortina desce

que se espere

aplausos


e por nossa parte

a compreensão

e a moral da história

se tiver

e que talvez

só a nós mesmo

interesse


se uma vaca vai pro brejo

ou vai pro pasto verde

tem que se saber

de quem é o mérito

quem ou o quê

a fez chegar lá

o pastor deve ser

o culpado ou o herói?

a estrada está errada

ou é atalho?


e o brejo pode ser

raso e cálido

e o pasto

a entrada do curral

prévio ao seu pronto retalho


quem pode garantir qualquer coisa?

quem pode prever com certeza o que vem?

quem pode dizer que essa vida que você vive

é a sua vida certa

a premeditada

a que está no seu programa?

ou se a verdadeira era estar numa caravana em Nínive?

ou amarrado no trilho de um trem?


afinal

vamos em frente

a viver todo esse delírio que

convenhamos

é muito além do que se pensa

talvez seja

para apenas se saber

aonde

entramos na contramão

ou

se isso

agora

não faz mais

nenhuma diferença

que tudo é besteira

e que a vidente devia

é vender mesmo

abacaxi

na feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário