quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alô!



                                                                                                       foto de Lisette Model


sorrir

é tão fácil falar - sorrir

mas tudo tem a sua hora

falar também

porém, é isso o que eu não encontro agora 

penso em silêncio

nada parece soar adequado, nem o meu sentir seria - poderia se dizer

nada que eu aqui pudesse julgar como sendo totalmente perfeito ou

exatamente aconselhável, justo, pois, falar, sorrir, ou calar-me

totalmente, nesse momento, em que me permito a reflexão, eu

entenderia como um comportamento exagerado


quisera ter a medida certa em que tudo se equilibra com

esmêro, lado à lado, e nem uma gota se derrama, nem no meu

oceano imaginário contido, por milagre, dentro de um cálice

sagrado, equilibrado na ponta de um bastão vacilante em

minha mente
            
                                                                                                                                                                              foto de Inta Ruka



é tão fácil transbordar, perder o controle, desorganizar-se

como ter o juízo que se demanda?

ser apropriado, justo, o não complicado

mas, ainda, quão difícil se torna julgar isso

se nada que julgo transmitirá também toda a verdade

quem me poderá dizer isto?

ou o que é isto?

quem me traçará o desenho da minha própria realidade?

                                                                                                                                                   foto de Hugo Rostev


por dentro sou carne que amasso

renego

retalho

desejos que refuto

mãos que tremem

embaralho

cérebro que pensa

pés trocados, equívocos, enganos,desmedidas

como julgar o que está lá fora?


                                                                        foto de Lothar Mendes e Clara Bow



há complexidade em qualquer caminho ou gesto combinado

a perturbação terrível do trânsito que é por dentro do meu

corpo, um túnel repleto, congestionado, com buzinas histéricas

a reverberar sem juízo pelas paredes de concreto, com os

guardas de trânsito apitando em minha cabeça embaralhada

neurônios entupidos


                                                                                                            
                                                                                                                                                                                     foto de Meatyard



se não quero nada para mim agora, tudo à frente ali, já é mentira

arrependimento, paixão, desespero - qual comportamento ou

julgamento pode ser o meu? ou mesmo, como pode ser negado

de que também esse não o seja?


e pra que meu?

o quê, se nunca foi ou poderá ser , se nem eu próprio tomei

conta de mim?


terra abandonada, perdida, despovoada

não me possuo, só risco pontos, paisagem sem traços

sou um continente desconhecido

território sem dono

selva terrível

lago parado

ou tormentoso

riacho doce

e medo, medo à cada passo

                                                                                                                               
                                                                                                                                                                                             foto de Chen


enlouqueço a cada descanso porque perco a vista

amanso a fúria de saber que sou aquele que está cego

por não saber onde estou 

o que não arrisca sair dali

não tenta ir sem arriscar e ir tateando no escuro o significado

do - quem eu sou?

digo apenas palavras tolas, ou escondo meu precipício

distraindo os olhos desavisados

quando sorrio simpático

feliz

e digo, cumprimentando, o que talvez seja tão fácil para

os outros

um simples

Alô!





e aí, percebo que entendi a solução

que é simplesmente me abrir e não dificultar

dar um primeiro passo, percebendo que eu quero que

seja assim

apenas feliz

e sorrir!
                                                                                                           
                                                                                                                foto de Robert Doisneau- Paris 1936





Nenhum comentário:

Postar um comentário